Documentos necessários para viajar EUA

Preparar uma viagem para Nova Iorque não implica apenas planear a  questão do alojamento, alimentação, pontos a visitar..não menos importante de todo, são os documentos necessários para viajar EUA.

Bom, nem quero pensar numa situação em que não é dada a autorização de entrada num país, seja ele qual for..que balde de água fria… 🙁

Deus nos livre de tal..nem é bom pensar…

Andei a pesquisar então a papelada necessária para que não fique literalmente em terra e temos então:

  • passaporte válido – 65€ dos “portugueses”
  • ESTA ( já vamos ver o que é isto do ESTA) – 14 dólares americanos

Os passageiros que viajem para os Estados Unidos, mas que estão isentos de visto, necessitam de requerer uma autorização de viagem –  ESTA –  Sistema Eletrónico para Autorização de Viagem.

O ESTA é um sistema automatizado utilizado para determinar a elegibilidade dos visitantes que viajam para os Estados Unidos da América ao abrigo do Programa de isenção de Visto (VWP) – ver se basicamente cumpres os requisitos, não és tipo “terrorista” e vens em nome da paz 😉 Jokking com coisas muito sérias mesmo..

Tudo por uma questão de segurança, devido aos problemas de um passado bem recente e quem sabe, se calhar irá acompanhar-nos até ao final dos nossos tempos (drama!!).

O Departamento de Segurança Nacional dos EUA através do ESTA determina, antecipadamente à viagem, se um passageiro é elegível para viajar para os EUA sob o VWP e se essa viagem representa algum risco de segurança ou de imposição de lei.

Quem tem de se submeter a uma aplicação ESTA?

Todos os cidadãos ou nativos de países com isenção de visto que pretendem viajar para os EUA através de avião ou barco, temporariamente em negócios, para tratamentos médicos ou em férias por 90 dias ou menos.

Se um passageiro tem como destino final outro país, mas fará uma escala nos EUA também necessitará de obter o ESTA. E deverá ter um bilhete de viagem de ida e regresso.

Para informações dos países que estão ao abrigo do VWP, consulte o link: https://www.dhs.gov/visa-waiver-program-requirements

O nosso lindo Portugal está sim senhora..

Como solicitar a autorização ESTA?

Para efetuar o pedido de autorização ESTA, aceda ao link: https://esta.cbp.dhs.gov/

Com que antecedência deverá solicitar o ESTA?

É recomendável que a solicitação de autorização de viagem seja enviada o mais cedo possível, assim que planear a sua viagem ou logo após efetuar a sua reserva. Os passageiros aoabrigo do Programa de Isenção de Visto não necessitam de ter planos específicos de viagem para os EUA antes de solicitarem o ESTA.

Por quanto tempo é válido a autorização ESTA?

As autorizações de viagem são geralmente válidas por dois anos, ou até expirar o seu passaporte, conforme situação que ocorra primeiro. Um passageiro poderá viajar por diversas vezes para os EUA sem que tenha que preencher novo requerimento de autorização ESTA.

Obter a aprovação ESTA significa que pode entrar nos EUA?

Não necessariamente. A aprovação autoriza o passageiro apenas a embarcar no voo com destino aos EUA sem um visto. Os Oficiais da Alfândega e Proteção de Fronteiras determinarão a admissão em todas as portas de entrada ou instalações de controlo.

É necessário efetuar a impressão da aprovação ESTA?

De modo a evitar e minimizar qualquer tipo de inconveniente, no momento do check-in, é recomendável que leve consigo a impressão do seu ESTA.

É necessário passaporte mesmo que tenha a autorização ESTA?

Sim, todos os passageiros deverão ser portadores de um passaporte válido de leitura ótica ou eletrónico (antes de viajar verifique sempre a data de validade do passaporte).

É necessário algum pagamento para obter a autorização ESTA?

Of course, yes,  existe uma taxa de 14 dólares americanos; o pagamento tem de ser realizado por cartão de crédito.

Para mais informações sobre regime de entrada e estadia e outros assuntos importantes consulte este link – Portal das Comunidades – ministério dos negócios estrangeiros.

Another question, se fizer escala no Canadá  (nem que seja por breves instantes ) tem de pedir o ETA (não confundir com o ESTA) – vejam aqui no link

E ESTA hein?que saudades do Fernando Pessa (era mesmo uma grande peça!!).

Boas viagens, e não se esqueçam da papelada..

Comentários

comments

Comentários:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.