Nova Iorque – Central Park

Como vos disse neste artigo, a minha grande viagem para este ano será, até ver, Nova Iorque e um dos lugares onde quero passar algum tempo e que estou ansiosa por conhecer é o Central Park, claro, paragem obrigatória.

Sei que é um dos pontos turísticos preferidos da cidade, amplamente conhecido por todo o mundo, arrisco a dizê-lo.

Se já fizeram esta viagem e quiserem partilhar algumas dicas, estejam à vontade.

Nova Iorque - Central Park
Central Park, Nova Iorque

Sempre fantasiei com este enorme espaço, para termos ideia da área: 4km de comprimento e 800m de largura, sendo o maior parque urbano de Nova Iorque.

Ao observarmos a imagem abaixo ficamos realmente esclarecidos da imensidão deste oásis inserido na cidade, majestoso – o pulmão de Manhattan. O Central Park detém mais de 5% da totalidade do espaço verde de Manhattan.

Nos 340 hectares que o Central Park ocupa podemos encontrar pradarias, lagos artificiais, cascatas, pontes e áreas que parecem um autêntico bosque, parece mesmo saído de um conto de fadas.

central park nova iorque

Informações úteis

Horário: das 6 da manhã à 1:00 da madrugada.

Preço: a entrada ao parque é gratuita, mas alguns lugares como o Zoo são pagos.

Transporte: metro: linhas 5, 6, 7, A, B, C e D; autocarro: linhas M1, M2, M3 M4 e M10.

Lugares próximos

Metropolitan Museum of Art (447 m)

Museu Guggenheim (565 m)

Museu de História Natural (688 m)

Whitney Museum of American Art (1 km)

The Frick Collection (1.3 km)

Vamos lá a um pouco de história, resumida,porque considero ser importante conhecer os lugares que visitamos.

História

Desde o início do século XIX, já se falava sobre a importância de criar um parque urbano que pudesse trazer um pouco de natureza e tranquilidade para Nova Iorque, pois nesse período já crescia de forma rápida, com centenas de prédios sendo erguidos anualmente.

Por essa razão, em 1857, foi realizado um concurso, cujo objetivo era escolher o melhor projeto para a criação de um grande parque, localizado no coração da ilha de Manhattan.

O projeto escolhido foi o dos arquitetos Frederick Law Olmsted e Calvert Vaux, que se tornaram então os responsáveis pelo design e pela expansão da imensa área verde que atualmente conhecemos como o Central Park.

Aberto ao público no inverno de 1858, o parque ainda continuou sendo expandido e melhorado durante os anos seguintes, até chegar ao tamanho atual, em 1873.

A grande popularidade do local cresceu de forma surpreendente a partir dos anos de 1960, período no qual o parque passou a sediar festivais e eventos culturais, como apresentações da Orquestra Filarmônica de Nova York, atraindo assim um número cada vez maior de pessoas e se estabelecendo como um dos grandes símbolos da cidade.

Localização

O Central Park está compreendido entre a 110th street e a 59th street e entre a 5th avenue e o Central Park West.

No extremo sul, o Central Park em Nova York é mais trabalhado e cuidado e tem uma paisagem mais ampla, enquanto que a zona norte é mais rochosa e contém mais madeira.

Link para maior detalhe aqui

central park nova iorque

 Construção

Durante a construção do Central Park em Nova Iorque, mais de 4 milhões de árvores de variadas espécies foram plantadas.

Foram criados várias estradas e caminhos para facilitar a circulação de tráfego, entre as quais caminhos pedestres e caminhos para circulação de carruagens. O tráfego automóvel é escondido por baixo do parque, de modo a não causar um impacto negativo na paisagem e não impactar a serenidade idealizada para o Central Park.

A história conta que a área do parque, que foi desapropriada,  era pantanosa e cheia de rochedos. A obra contou com mais de 30 mil operários, que chegavam a trabalhar 14 horas por dia.

Porém, o Central Park foi considerado uma região perigosa e decadente, muitas pessoas atiravam lixo ou ia buscar lenha para suas lareiras e fogões (?!).

Com o passar do tempo a situação foi melhorando até que a administração do parque para a Central Park Conservancy, que nada mais é do que uma fundação que arrecadava doações para o parque com milionários, como Jacqueline Kennedy Onassis.

Diversos espectáculos musicais passaram a acontecer no parque. A situação melhorou com a política de Tolerância Zero com a violência. O número de delitos acontecidos caiu drasticamente, principalmente coma criação de um sistema de policiamento próprio.

Claro que é preciso destacar que é um parque enorme em uma cidade gigantesca. Existem ainda casos de crimes, mas menos graves que os de anos atrás. O importante é sempre evitar a área na parte da noite, principalmente se você estiver sozinho ou for mulher.

Atrações

  1. Uma das mais famosas é o zoológico situado dentro do local, onde é possível observar centenas de animais como pinguins, leões e ursos polares, além de ter uma parte especial dedicada as crianças, na qual é permitido o contato direto com cabras e ovelhas, por exemplo;
  2. Outra atração bastante conhecida do parque é o Castelo Belvedere, que foi construído ainda no século XIX e se encontra no topo de uma elevação rochosa original do local. Por ter um posicionamento estratégico, o Castelo foi utilizado por várias décadas como Observatório Meteorológico da cidade, e atualmente é um dos pontos favoritos dos turistas, que se encantam com a sua beleza e imponência.
  3. Para os fãs de John Lennon e amantes de música, em geral, também é interessante conhecer o memorial construído em homenagem ao artista, chamado de Strawberry Fields. Localizado em uma parte do parque em que o músico costumava frequentar assiduamente, o memorial recebe bandas alternativas e artistas de rua que entoam os principais sucessos dos Beatles, sendo assim mais um ponto imperdível do local;
  4. Também é possível fazer um tour por mais de 40 locações que já foram cenários de filmes e shows de TV na região do Central Park; andar de bicicleta, carruagem, etc.
  5. Descansar e fazer um piquenique, aproveitar simplesmente o momento, deixar-se estar, apreciando esta maravilha e a vida envolvente

Para ficarmos a par da programação e todas as atrações do parque entre outras informações úteis, deixo-vos o link https://www.centralpark.com/.

Podemos até inclusivamente comprar o bilhete para fazer o tour de carruagem ou bicicleta..até me assustei com preço, confirmo, é mesmo tudo caro, mas valerá a pena.

Existem milhares de fotos, mas as melhores serão as que eu vou tirar 😉

Comentários

comments

2 thoughts on “Nova Iorque – Central Park

Comentários:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.