Os encantos dos Passadiços de Sistelo

Neste artigo falei sobre a Ecovia de Arcos de Valdevez, um local que nos deixou com muita curiosidade e expectativa em conhecer.

E quando assim é e existindo possibilidade, nada melhor que por os pés ao caminho e simplesmente ir, não adiar, nem fazer grandes planos.

E foi isso que fizemos, fomos, e em boa hora, fomos, porque digo-vos do fundo do coração, a Ecovia do Vez merece uma visita demorada, com o tempo necessário para contemplar as paisagens magníficas e entregar-se aos seus pensamentos em jeito de meditação.

Não sei se já disse, mas é lindo, é a Natureza em estado puro e aqui tão perto de nós, um verdadeiro tesouro.

Bom, mas vamos ao que interessa!

Chegados a Arcos de Valdevez fomos ao Posto de Turismo, na expectativa de recolher algumas informações extra..Feriado, fechado 🙁

Rio Vez

Sem stress, e na desportiva seguimos para a Nature4, ali ao lado, deu-nos as indicações que necessitávamos, em jeito de pro bono.. (thanks!)

Desfeitas as dúvidas, e dado que o objectivo era fazer a Etapa 3 da Ecovia, entre Sistelo e Vilela, lá fomos nós e ultrapassadas as questões logísticas; deixamos uma viatura em cada extremo do trajecto – a ideia era fazer apenas o percurso ida Sistelo – Vilela, num percurso total de 10km.

O ponto de partida foi a aldeia de Sistelo, antiga póvoa medieval, guarda ainda toda a beleza rural ancestral.

É o nosso pequeno Tibete devido aos seus magníficos socalcos moldados pelo suor e mãos calejadas dos nossos antepassados em tempos idos e bem mais difíceis que os do hoje (ainda nos queixamos quando temos de lavar a loiça! 🙂

O impressionante desta aldeia, na minha opinião, não é a Casa do Castelo de Sistelo ou a Igreja Matriz, é mesmo o manto verde que nos envolve, aquele ar puro, aquela sensação que estamos num local muito especial – o sentimento de felicidade.

Deambulando pelas ruas de Sistelo, além de ver muitas pessoas (muita gente aproveitou o feriado para fazer a caminhada, tal como nós):

  • Castelo de Sistelo, ex-líbris da aldeia, merece uma cuidadosa visita, pois trata-se de um palácio de finais do século XIX onde viveu o Visconde de Sistelo;
  • Igreja Paroquial;
  • Ponte Romana e o Moinho;
  • Ponte de Sistelo de jusante;
  • Ermida de Nossa Senhora dos Aflitos;
  • Capelas de Santo António, de São João Evangelista, da Senhora dos Remédios e da Senhora do Carmo;
  • Núcleo de espigueiros.
Fontanário
Castelo do Conde de Sistelo
Igreja Matriz de Sistelo

 

Ponte Medieval de Sistelo
Antigo Moinho

 

A excepcionalidade e elevado valor patrimonial fizeram com que fosse classificada como “Paisagem Cultural” na forma de Monumento Nacional/Sitio e Interesse Nacional, abrangendo os lugares de Igreja, Padrão e Porta Cova.

O seu encanto é tal que justificou a eleição como uma das 7 Maravilhas de Portugal – Aldeias 2017, na categoria de aldeia rural…não é lindo?!Digam lá que este lugar não merece uma visita?

Depois de uma curta estadia em Sistelo, iniciamos a nossa caminhada!! No Largo do Visconde de Sistelo, seguir a indicação “ECOVIA”, não tem que enganar..é sempre a andar..

Este Largo é o ponto de partida para vários trilhos:




Trilhos

A Ecovia tem 32kms na sua totalidade, o trajecto que fizemos, como já referi, foi Sistelo – Vilela, com 10 kms.

Na minha opinião é um percurso que se faz muito bem, sem necessidade de preparação física..o meu filho de 6anos fez quase todo o percurso a pé, raras as vezes em que pediu para ir as cavalitas (e ainda bem !).

No decorrer da caminhada, cruzamo-nos com crianças de colo, pais a empurrarem carrinhos de bebé, jovens de bicicleta, cães acompanhados dos seus donos.

Espero que gostem das fotos…melhor que ver é SENTIR!

 

 

 

  

 

Chegados à Ponte de Vilela, demos por terminada a nossa missão.

Ponte de Vilela

Mas o dia não tinha terminado sem antes nos deliciarmos com um pequeno churrasco fim de tarde no café Araújo cuja proprietária, a Dona Maria, gentilmente cedeu o espaço (e o grelhador!) e a sua companhia.

Café Araújo
Nogueira, Sá – 4970 Arcos de Valdevez
tlm:938522475

 

Um tempinho para descomprimir do cansaço e rirmos das peripécias da caminhada.

E assim, regressamos à Braga de coração cheio de memórias para mais tarde recordar, acompanhados pelos últimos raios de sol numa tarde muito bonita, certos que um dia iremos voltar para (re) descobrir outros encantos desta Ecovia – fazer as etapas 1 e 2 está nos meus planos.

E vocês?

 

Para comer temos dois cafés na aldeia de Sistelo, a saber:

A Tasquinha :

Lugar da Igreja

4970-645 Sistelo

Tel: 962 699 811

 

Tasquinha da Portela:

Lugar da Portela do Alvite

4970-645 Sistelo

Tel: 969 021 560

 

Para dormir temos algumas opções:

  • Casa da Avó;
  • Casa da Ferreirinha;
  • Casa da Teresina;
  • Casa do Avô;
  • Casa de Sistelo.

 

Obrigada pela leitura e boas viagens 🙂

SIGA-NOS EM:

Newsletter: cartaodembarque.com

Facebook: https://www.facebook.com/cartaodembarque/

Grupo Facebook: https://www.facebook.com/groups/cartaodembarque

Instagram: https://www.instagram.com/cartaodembarque_official/

 

Comentários

comments

One thought on “Os encantos dos Passadiços de Sistelo

Comentários:

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.