Nova Iorque – Ponte Brooklyn

Até ver a minha próxima grande viagem será a Nova Iorque em Junho.

Este sonho está prestes a tornar-se realidade, parece que ainda não acredito mas é verdade; compramos os bilhetes de avião quase num impulso, para aproveitar ao que designam uma ERROR FARES. Para terem uma ideia de valores, três bilhetes ida e volta ficaram por 500€.

Dado que o tempo passa a voar, temos de começar a procurar e planear  estadia e os locais obrigatórios a visitar – a fase preliminar da viagem que eu adoro, obrigatória, quando estamos limitados em termos de tempo, e dinheiro também.

Tentarei, de uma forma muito simples, trazer um bocadinho de história dos lugares que quero conhecer, só assim faz sentido viajar para algum lado, o objectivo é conhecer outras culturas e modos de vida.

Na minha opinião, se não conhecermos um pouco de história sobre o que vamos visitar, podem escapar-nos muitos pormenores e acabamos por nem usufruir na plenitude toda a experiência que é viajar.

Nova Iorque é daquelas cidades cosmopolitas que nos habituamos a ver do filmes, das séries, da moda, do poder.

Nova Iorque faz-nos companhia quase todos os dias, é como se a conhecessemos sem nunca lá ter ido, pelo menos, é o meu sentimento.

Um desejo, sim, é básico, mas significa muito para mim, atravessar a pé a Ponte de Brooklyn, para conseguir uma vista privilegiada da ilha de Manhattan principalmente à noite, dizem que é lindo. O passeio pela Brooklyn Bridge é gratuito.

A ponte tem pouco menos de 2 km de extensão, mesmo apropriado à minha forma física :), foi construída em 1883 e é a ponte mais antiga da América. Um dos símbolos mais conhecidos de Nova Iorque, a ponte é frequentemente representada em cartões postais, fotografias, bem como em filmes. Imagino a multidão…

Ponte de Brooklyn é uma ponte suspensa que liga os distritos de Manhattan e Brooklyn. Ao ser finalizada era a maior ponte de suspensão do mundo, e a primeira a utilizar-se de cabos. Foi a primeira ponte de aço suspensa do mundo e suas imensas torres de suporte já foram as estruturas mais altas de toda a cidade de Nova Iorque.

A ponte do Brooklyn surgiu da necessidade dos moradores de Nova York. No início do século 19, Manhattan estava abarrotada de gente: mais e mais imigrantes chegavam em Nova York para realizar o sonho de uma vida melhor.

Com o esgotamento de moradias, várias pessoas se instalaram no outro lado do rio East River, em Brooklyn.

Já no final do século 19, Brooklyn era a terceira maior cidade dos EUA. Nessa época, o East River foi utilizado principalmente para transportar mercadorias e alimentos entre Brooklyn e Manhattan. O rio ganhou uma importância económica muito grande. Quando o East River congelou no inverno de 1867 paralisou todo o comércio. A cidade viu a necessidade de melhorar a rota entre os dois locais.

Assim, foi autorizada a construção da Brooklyn Bridge, que agora podemos contemplar.

Comentários

comments

4 thoughts on “Nova Iorque – Ponte Brooklyn

Comentários:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.